O que vou aprender nas aulas do Movimento Zen?
Você vai aprender a base de técnicas de respiração, sabedorias e caminhos para a sua Meditação. São como cartinhas que você vai colecionar para utilizar tanto na prática “formal” da Meditação como no seu dia a dia!
Temos uma metodologia própria, com influências da filosofia Zen e Yoga, Mindfulness, Reik, Programação Neuro Linguística (PNL).
Utilizamos também tipos de meditação como o Ho´oponopono.
Afinal, o que é Meditação e pra quê serve a Meditação?
Meditação é uma prática milenar, de origem oriental. É um caminho de auto observação do corpo e da mente! Muito além do que “não pensar em nada”, meditar é se reconectar com você mesmo.
Neste mundo acelerado, é encontrar minutos de paz e estender essa sensação no seu dia. É aprender a viver mais no momento presente! A prática regular traz centramento, foco, calma, paz, alegria e muitos outros benefícios comprovados.
Quanto tempo terei que me dedicar à Meditação?
Os programas do Movimento Zen começam inserindo a Meditação “formal” (em que você vai sentar para a prática) na sua vida aos poucos!
Será de forma fluida e natural, com 3 minutinhos por dia. Vamos avançando conforme a sua dedicação e rotina! E grande parte das técnicas você vai utilizar de forma integrada às suas tarefas da vida.
Vou ser capaz de meditar sozinho?
Com certeza! Ensinamos técnicas para que você justamente tenha a autonomia de meditar sem depender de áudios guiados. É na hora e local que quiser.
Nossa meditação é urbana, justamente para que se adeque à vida dinâmica do ocidente. Você poderá, claro, utilizar fundos musicais e outros recursos: recomendamos que experimente, mas da forma que se sentir confortável.
Sou muito agitado, vou conseguir meditar?
Sim! A Meditação não é uma prática exclusiva para pessoas calmas, muito pelo contrário! Quanto mais agitado você se sente, mais você precisa meditar. Nossas técnicas se adequam a qualquer personalidade, estilo de vida, essência.
Qual a diferença de aprender com o Movimento Zen?
Com a gente, você vai colocar a Meditação na “caixinha do gostoso” na sua vida, e não como mais uma obrigação. Compartilhamos os ensinamentos de forma leve, divertida, atual e respeitando a sua rotina.
Nossa metodologia é própria, a partir de estudos e linhas muito respeitadas no mundo. Conseguimos acessar a sua paz, foco e alegria a partir da sua dedicação ao processo, sem excessos e com naturalidade.
É necessário ter algum conhecimento Zen para começar os programas?
Não há pré-requisito para ingressar no Movimento Zen! Temos uma linguagem que se adequa:
- às pessoas que estão se interessando agora pela Meditação e práticas de autoconsciência
- às que já praticam Yoga ou meditações guiadas.
Para essas últimas, o benefício de iniciar a jornada com a gente é a organização do processo de aprendizagem em Meditação. Será é possível fortalecer e sedimentar conhecimentos já adquiridos no passado e dar um passo além! Você vai vivenciar práticas e sabedorias sob um novo ângulo e numa outra fase de vida.
Qual a diferença de aulas de Meditação pra aulas de Yoga?
Nas aulas de Yoga como praticamos no Brasil, necessariamente utilizamos o nosso corpo, entrando em postura (os ásanas). Na maioria das vezes, o objetivo é um exercício físico aliado a um exercício energético e mental. Nas aulas de Meditação do Movimento Zen, não utilizamos posturas com a intenção específica de alongar ou fortalecer o corpo. Nosso maior foco é a respiração e expansão da mente. Estamos mais conectados ao autoconhecimento, partilha de sabedorias e a prática em si da Meditação.
A Meditação do Movimento Zen acompanha alguma religião?
Não, nossa meditação é laica e recebemos alunos de todas as religiões. Os ensinamentos Zen têm uma origem budista, mas os aplicamos no contexto ocidental. Não há a interferência direta. Cada participante faz a sua ponte interna, conectando a Meditação às suas crenças (ou não-crenças) pessoais, de forma livre e aberta.
Preciso ser vegetariano e não beber para praticar meditação com vocês?
De forma alguma! Você não precisa seguir certa linha de alimentação para meditar, todos são muito bem-vindos e respeitamos a escolha de cada um. É claro que não indicaremos que você medite após fazer ingestão de álcool ou de uma refeição excessiva. Tudo será de acordo com o seu equilíbrio pessoal e sua jornada.