mulher e homem meditando
Blog Zen

Meditação sem neuras: 06 curiosidades para você entender melhor

Compartilhe Inspiração

É muito comum associarmos a Meditação como algo positivo, que traz paz e calma, mas geralmente há muitas dúvidas sobre a prática! “Será que é pra mim?”, “Preciso fazer parte de alguma crença?”, “Quais são os pré-requisitos?” são perguntas frequentes. Então, vamos desmistificar alguns pontos sobre Meditação pra você compreender melhor sobre essa prática incrível!

1- Meditação hoje não está associada a religião. Sua origem vem sim das religiões orientais há mais de 2 mil anos, mas a Meditação é uma técnica comprovada cientificamente e sua prática não está condicionada a dogmas, crenças e rituais!

Há quem curta as simbologias, como a imagem de Buda, que nos traz a referência da Iluminação, objetos (eu amo decor zen, por exemplo, me traz boas sensações), mas para meditar você não precisa gostar disso nem fazer parte de alguma religião – ou fazer parte da que quiser! 

2- Falando em ciência, muitas universidades pelo mundo estudam e validam a Meditação como uma forte aliada nos tratamentos de saúde! Pesquisas mostram que a prática muda o funcionamento de algumas áreas do cérebro, diminuindo de fato a ansiedade, estresse, déficit de atenção e aumentando a sensação de prazer e felicidade!

Há muitos experimentos interessantes até com grupos de pessoas que passaram por fortes traumas. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a Meditação como um método preventivo de  doenças. 

3- Existem alguns tipos de Meditação, desde as que utilizam técnicas de respiração como base; os mantras; as meditações de visualização; as meditações guiadas por áudio; as chamadas meditações ativas, praticadas em movimento! Cada pessoa se adequa e se identifica mais com um caminho de Meditação!

Os benefícios estão em todas elas: o importante é manter uma regularidade e, assim como treinamos o corpo e aprimoramos, fazermos o mesmo com a mente.

pessoas respirando na praça

4- Meditação não é apenas “não pensar em nada”! A mente limpa e vazia por espaços de tempo é consequência da prática, adquirida aos poucos. Mais do que esse vazio, meditar é se observar, estar presente e consciente de si. Ao colocar sua atenção plenamente no agora e se posicionar como observador do seus pensamentos, você vai liberando os excessos da mente e se conecta com o maravilhoso aqui-agora.

As técnicas de respiração (pranayamas), mantras e música ajudam muito nesse processo. E depois, além da “prática formal”, você passa a meditar várias vezes ao dia, lavando louça, andando na rua, nas atividades rotineiras! 

5- Quanto menos tempo você tem, mais você precisa meditar! É simples: se você se sente uma pessoa sem tempo na vida é bem provável que você esteja precisando de foco, centramento, autoconsciência, tranquilidade, paz, relaxamento mental para tomar decisões, priorizar o que realmente importa e viver mais plenamente o agora.

Meditação é o banho diário da sua mente, assim como você lava o corpo. Não é lazer, misticismo, coisa que se faz só no tempo livre! Então a desculpa “não tenho tempo” é balela. Priorizar a saúde mental é uma escolha.

6- Meditação é para todos! Para os que se sentem calmos, agitados, estressados, plenos, centrados, indisciplinados, relaxados, felizes ou tristonhos.

O silêncio e o acesso à paz interna independem de personalidade, profissão e estilo de vida. Os benefícios da prática chegam a todos que experimentam e se dedicam: contentamento, alegria, paz, foco, tranquilidade!

Quer ler mais sobre Meditação? Acesse nosso Tira-dúvidas e bora meditar com a gente!

Por Flávia Cadinelli

Compartilhe Inspiração

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.