Flávia Cadinelli

Flávia Cadinelli é a criadora do Movimento Zen. Apaixonada por energia, simbologias orientais, comunicação, educação, autoconhecimento e espiritualidade desde cedo, lançou o projeto em 2015 como um trabalho voluntário.

A ideia sempre foi compartilhar com muita essência e verdade as sabedorias adquiridas na sua trajetória! Envolver pessoas com a mesma sintonia na busca por crescimento, autoconsciência e caminhos para a própria paz.

O nome “Movimento Zen” foi batizado pela sua mãe, Fátima, uma constante incentivadora da energia criativa da Flávia. “Você nunca pode deixar morrer o Movimento Zen”, ela disse algumas vezes ao ver a emoção da Flávia após os primeiros encontros do projeto.

Nesse início, compartilhava ao público ao lado de sua amiga (a xará também Flávia), suas descobertas sobre ansiedade, consumo consciente, práticas de bem estar e Meditação. Era um verdadeiro despertar para muitas pessoas saírem do piloto automático e começarem a olhar pra si mesmas.

O “Zen” está muito presente em sua essência de sabedorias e práticas, mas com o “Movimento” de um aprendizado constante, dinâmico, cheio de entusiasmo

Em 2018, após um intervalo no projeto, o Movimento Zen voltou com a coragem de ser um próprio negócio, um empreendimento de prioridade alta na vida da Flávia! Ganhou marca nova, pelo designer-companheiro Gabriel Rezende, identidade, propósito maior, tempo, gestão, serviços, produtos. E está ganhando o coração dos participantes, amigos e parceiros – o mais importante!

Hoje, após 11 anos de formação e atuação nas áreas de Comunicação e Marketing, a Flávia segue sua missão ao colocar a Meditação como prioridade de trabalho.

Toda a sua expertise como profissional e professora universitária em Comunicação e Empreendedorismo é somada a conhecimentos específicos: Meditação e Autoconsciência.

O objetivo é promover experiências únicas em seus grupos e vivências com muito acolhimento, empatia, presença, didática e alegria.

Como a jornada começou

A Meditação e o autoconhecimento entraram na vida da Flávia aos 22 anos de idade, a partir dos sintomas da Síndrome do Pânico. Foi o início de uma jornada de compreensão e cura. Passou por muita psicoterapia, psiquiatria, homeopatia, medicina antroposófica, espiritualidade, terapias energéticas! Toda etapa e descoberta foi fundamental no processo. Aos poucos ia se descortinando e se apresentando uma Flávia cada vez mais livre, leve e autêntica.

Observar o mecanismo da própria mente e emoções foi uma das maiores chaves, bem como a necessidade de desacelerar o dia a dia e focar mais na experiência do HOJE. A psicoterapeuta Adriana Sleutjes foi a primeira a guiar práticas de meditação a Flávia, abrindo um novo mundo de relaxamento e paz.

A partir daí, o estudo se iniciou: livros, áudios, retiros, cursos, experiências que trouxessem mais insights. O estudo das obras de Eckhart Tolle foram fundamentais. Aliadas a aulas de Yoga e tudo que a conectasse mais com o SENTIR que o PENSAR. De uma Mestre em Comunicação, habilidosa em planejamentos e estratégias, despontava aos poucos também a essência sensível, pura e espontânea da Flávia.

Um outro marco na trajetória foi o conhecimento da ONG Arte de Viver, liderada por Sri Sri Ravi Shankar, fonte de conhecimento e inspiração.

Descobrir a respiração como ferramenta de limpeza foi (e tem sido) um presente divino. Há quatro anos, Flávia é voluntária da Organização na realização de cursos e meditações públicas. Já participou de pelo menos dez edições de cursos de Meditação, Respiração e Sabedoria (05 Happiness Program; 02 Sahaj Samadhi; 01 Sri Yoga; 01 DSN; 02 Ashtavakra; 01 Patanjali).

Em 2019, Flávia realizou o Treinamento em Mindfulness com a Dra. Isabel Weiss, no intuito de desenvolver habilidades e conhecimentos na linha da Atenção Plena.

Mas é no contato com as pessoas nos Grupos de Meditação que coordena presencialmente na Clínica Bom Pastor, nas empresas e eventos onde conduz as práticas, que sua real experiência acontece. Já são 150 mulheres e homens que em poucos meses de nova fase já tiveram em contato presencial com o Movimento Zen!

E desde 2020, também educando em formado online: todos aprendendo a base da Meditação para levarem consigo para a vida, impactando positivamente sua rotina e das pessoas à sua volta. 

mulher meditando

No mesmo ano, se formou em Practitioner em Programação Neuro-Linguística (PNL), área que contribui no seu método de ensino e partilha. Com a PNL, o entendimento ainda mais profundo do impacto dos nossos pensamentos nas emoções, falas e ações.

As técnicas também colaboram no seu estilo de guiar meditações, respeitando as individualidades sensoriais dos alunos. Além desses campos, Flávia busca conhecimentos em Comunicação Não-Violenta (CNV), Filosofia do Yoga (principalmente via prof. Hermógenes) e Terapias Energéticas

Flávia tem encontrado no caminho do meio a sua felicidade. Entre o ritmo do empreendedorismo e do ócio; entre a técnica e a espontaneidade; entre a regra e a soltura; entre a ação e o relaxamento.

E esses contrapontos são claramente encontrados no Movimento Zen: a paz na vida cotidiana urbana, o zen presente nas pessoas comuns – que, na verdade, são todas iluminadas ao se abrirem à jornada.

Aqui, precisa fazer sentido para cada um, precisa ser verdadeiro e leve! Aqui, acolher cada pessoa única, com suas demandas por mais calma, paz e foco é o maior dos objetivos.

E, assim, levar a Meditação para além dos muros dos “evoluídos”, “plenos” e “especiais” para todos que desejam iniciar um ciclo de vida mais suave, cheio de alegria e presença no Agora.